O uso de 600mg de enantato de testosterona por semana, pode aumentar a força e massa muscular mesmo sem treino?

https://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJM199607043350101?articleTools=true

OS EFEITOS DE DOSES SUPRAFISIOLÓGICAS DE TESTOSTERONA NO TAMANHO E FORÇA MUSCULAR EM HOMENS NORMAIS

De maneira inusitada, essa pesquisa utilizou intervenções invasivas através do uso de esteroides anabolizantes (enantato de testosterona) com aprovação dos comitês de revisão institucional do Harbor–UCLA Research and Education Institute e da Charles R. Drew University of Medicine and Science, algo impensável para os dias atuais.

Participaram deste estudo, 40 homens (19-40 anos) com experiência prévia em treino de força porém sem histórico de uso de esteroides anabolizantes.

Todos foram distribuídos aleatoriamente em um dos quatro grupos:

  • placebo sem exercício (10);
  • testosterona sem exercício (10);
  • placebo mais exercício (9);
  • testosterona mais exercício (11). 

 

O estudo teve um período de tratamento de 10 semanas e um período de recuperação de 16 semanas. Todos foram orientados manter a ingestão de 1,5g de proteína/kg/dia.

Os homens dos grupos testosterona sem exercício e com exercício, receberam 600mg de enantato de testosterona em óleo de gergelim e os outros grupos um placebo, todos por via intramuscular a cada semana durante 10 semanas. Os grupos placebo e testosterona com exercício receberam treinamento de força controlado e supervisionado 3 vezes por semana, com intensidades equivalentes ao que treinavam antes. Foi estipulado um total de 4 séries com mais ou menos seis repetições por série e os pesos foram aumentados progressivamente durante as últimas 5 semanas de treinamento, com o número de séries passando de 4 para 5 séries no total.

 

Resultados

Concentrações hormonais antes e após as 10 semanas de tratamento
Peso corporal, massa livre de gordura e tamanho e força muscular antes e depois das 10 semanas de tratamento
Alterações da massa livre de gordura, áreas transversais do tríceps e quadríceps e força muscular no supino e exercícios de agachamento após 10 semanas de tratamento

 

Conclusões

Os resultados mostram que doses suprafisiológicas de testosterona, principalmente quando combinadas com treinamento de força, aumentam a massa livre de gordura, tamanho muscular e força em homens normais quando variáveis ​​potencialmente confundidoras, como ingestão nutricional e estímulo ao exercício, são padronizadas. A combinação de treinamento de força e testosterona produziu maiores aumentos no tamanho e força muscular do que os obtidos com qualquer uma das intervenções isoladamente. O regime combinado de testosterona e exercício levou a um aumento de 6,1 kg na massa livre de gordura ao longo de 10 semanas; Entretanto, não podemos desprezar os ganhos de massa muscular, inclusive superiores como no tríceps, quando comparamos a condição testosterona sem treino versus placebo com treino, sugerindo que o efeito do esteroide anabolizante per se, resultou em melhoras similares ou superiores a condição placebo com treino.

 

Considerações finais

O texto tem caráter informativo, a ideia não é fazer apologia ao uso de drogas ilícitas e tampouco discriminar os usuários de esteroides. Todos sabem dos riscos ao se administrar esteroides anabolizantes para qualquer que seja a finalidade, isto sem orientação médica e pior, quando adquiridos no mercado paralelo (drogas undergrounds), as quais não se tem procedência dos seus componentes farmacológicos. Por outro lado, parece indiscutível que a utilização de esteroides resulta em vantagens superiores de desempenho físico e estético, mesmo sem o estímulo do treinamento físico.

 

 

Espero ter ajudado!

Forte abraço, obrigado.

 

Prof. Me. Adriano Serra – Fisiologista do exercício